sábado, 18 de maio de 2013

A Tempestade Perfeita

"Billy! Caia fora daí! Volte para cá! Deixe a maré te levar pra fora daí! Que diabos você está fazendo?! Pelo amor de Deus, você está indo para dentro de uma bomba! Dê a volta pelo amor de Deus! Billy, está me ouvindo? Você está indo direto pro meio do monstro! Billy...? Oh meu Deus..."



Mar em Fúria (The Perfect Storm, 2000), apesar do título estiloso com pegada de blockbuster não fez muito estardalhaço quando foi lançado há treze anos. É verdade que o orçamento de "apenas" 140 milhões de dólares é uma pechincha comparados às superproduções atuais, mas a presença do alemão Wolfgang Petersen (A História Sem Fim; A Epidemia; Tróia) na cadeira de diretor fez o dinheiro render num bom filme. Obviamente você não vai encontrar Mar em Fúria em nenhuma lista de "Os Melhores Filmes de Todos os Tempos" - nem mesmo na que este blog fez em 2012 - mas a verdade é que isso não quer dizer absolutamente nada. O longa-metragem que retrata a chamada Tempestade Perfeita, ocorrida na Costa Leste dos Estados Unidos em 1991 e seus efeitos sobre a indústria pesqueira de uma cidadezinha americana, se não é genial, está longe de ser medíocre. Além do trabalho de Petersen, o elenco possui pelo menos seis integrantes que já venceram ou concorreram ao Oscar.

NINGUÉM ESTAVA PREPARADO PARA ESSA TEMPESTADE

Baseado no livro The Perfect Storm, de Sebastian Junger, o filme foca em três histórias diferentes, sendo a principal delas a do barco-pesqueiro Andrea Gail, capitaneado por Billy Tyne com mais cinco tripulantes a bordo. Embora a maior parte dos acontecimentos a bordo do barco quando estava em alto mar seja baseado em eventos ocorridos com outros pescadores, todos os personagens do Andrea Gail realmente existiram. Tanto que o ator Mark Wahlberg chegou a se hospedar no mesmo quarto que seu personagem ocupou anos antes.

A trama se inicia em Gloucester, cidade litorânea do estado de Massachussetts. Enquanto o Hannah Boden de Linda Greenlaw traz um grande carregamento de sua temporada no mar, o Andrea Gail não teve com tanta sorte. O Capitão Billy Tyne sente-se intimidado pela sorte de Linda que, embora seja uma espécie de rival, também causa um curioso sex appeal entre ambos. Apenas dois dias depois de chegarem, Tyne e sua tripulação partem de volta ao mar, dessa vez com destino a Flemish Cap, lendária região no Atlântico Norte devido ao seu grande número de peixes e clima instável.

Dias depois da partida do Andrea Gail, uma improvável confluência de três frentes de mau tempo - entre elas, o furacão Grace - começa a formar aquela que seria considerada a pior tempestade registrada no Século XX. A milhas dali, a tripulação do Capitão Tyne está ocupada com o grande número de peixes que encontraram. Mas, pra voltar pra casa a tempo, precisam passar pela Tempestade Perfeita.

Mar em Fúria não tem tanta profundidade artística quanto um ganhador de Oscar ou mesmo a grandeza com aspectos de arrasa-quarteirão de um filme de verão americano, mas retrata de forma convincente o dramático destino do Andrea Gail. Ótimo filme.

The Perfect Storm (2000)
Mar em Fúria

Dirigido por Wolfgang Petersen
Escrito por Sebastian Junger (livro) e William D. Wittliff (roteiro)

George Clooney
Mark Wahlberg
Diane Lane
William Fichtner
Mary Elizabeth Mastrantonio
Bob Gunton
Michael Ironside

Indicado a 2 Oscar's: Efeitos Especiais e Som
Vencedor do BAFTA de Efeitos Especiais
Indicado ao BAFTA de Som


Mar em Fúria - The Perfect Storm - cena




Galeria:

Nenhum comentário: