domingo, 16 de dezembro de 2012

Os 20 Maiores Filmes de Todos os Tempos - 14º The Shawshank Redemption (1994)

 - Eu acredito em duas coisas: disciplina e na Biblia. Aqui receberão ambos. Depositem sua fé no Senhor; seus rabos pertencem a mim. Bem-vindos a Shawshank.



O primeiro grande trabalho de Frank Darabont como diretor foi muito mal nas bilheterias quando foi lançado. Por outro lado, é até hoje o filme mais alugado da hstória - recorde que deve se manter para sempre, já que as locadoras de videos estão cada vez mais saudosas. Por essa razão, Um Sonho de Liberdade, versão para as telonas de um conto de Stephen King presente em sua obra As Quatro Estações, pode ser considerado um dos filmes mais subestimados de todos os tempos. Apesar do prestígio e qualidade de King como escritor, poucas obras suas haviam sido adaptadas com qualidade para as telas de cinema, exceto pelo já distante Stand By Me (Conta Comigo, 1986). Além disso, Frank Darabont ainda não havia debutado como diretor de cinema, apenas com curtas e filmes para a TV. Foi exatamente um desses curtas "The Woman in The Room" a primeira adaptação de Darabont de um texto de King. Depois disso, ambos tornaram-se amigos e o escritor vendeu os direitos de The Shawshank Redemption para o diretor por 1 dollar (!!!).
Um Sonho de Liberdade talvez seja o maior exemplo de que a qualidade de uma obra não pode ser medida apenas pelo seu sucesso comercial ou pela expectativa criada em torno dela. Às vezes, ótimas surpresas aparecem de onde menos se espera. O filme era tão desconhecido já na sua época de pré-produção que várias atrizes apareceram para fazer o teste para o papel de Rita Hayworth, achando que se tratava de algo biográfico sobre a atriz.
Darabont realmente caprichou. Além do ótimo roteiro, nos aspectos técnicos o então estreante diretor de cinema caprichou nas escolhas de seus profissionais. O sempre ótimo Thomas Newman se encarregou da trilha sonora. Tal cuidado fez com que a Academia indicasse The Shawshank Redemption ao Oscar em sete categorias. Morgan Freeman, indicado a coadjuvante por este filme, tem nele o seu favorito entre todos em que atuou.


O MEDO PODE TE MANTER PRISIONEIRO. ESPERANÇA PODE TE LIBERTAR.

Quatro anos mais tarde, a parceria Darabont/King renderia outro filme ambientado em uma prisão que se tornou um marco, Á Espera de Um Milagre (The Green Mile, 1999). Entretanto, a atmosfera sobrenatural tão presente na obra do escritor americano passa longe dos acontecimentos narrados em Um Sonho de Liberdade.
O filme começa com a condenação do jovem banqueiro Andy Dufresne à prisão perpétua depois de ser acusado de cometer dois assassinatos: o da esposa e amante. Paralelamente à chegada de Dufresne na Penitenciária de Shawshank, o prisioneiro veterano Ellis Boyd "Red" vê sua condicional negada outra vez, depois de cumprir vinte anos de prisão. Com o passar dos anos, Red tornou-se o contrabandista da prisão, conseguindo para os outros presos objetos do mundo exterior - mas sempre com uma margem de lucro de 20%. Aos poucos, Dufresne e Red tornam-se amigos, ao mesmo tempo em que o cruel diretor da prisão usa os conhecimentos do banqueiro a seu favor. E assim os anos passam...

Uma vida inteira contada na prisão, narrada em off por Red. Falando dessa maneira, parece um tanto enfadonho. Contudo, muita coisa acontece nesse tempo que leva a uma das melhores conclusões de filme da história do cinema. E é totalmente irônico o fato de que The Shawshank Redemption seja o primeiro colocado no Top 250 do site IMDb - o maior do mundo no que se refere a cinema - mas seja também um filme que foi um fracasso de bilheteria e que não ganhou nenhum Oscar.

O fato de que Um Sonho de Liberdade também esteja presente nesta lista aqui demonstra que não é nenhuma coincidência, não é mesmo?


The Shawshank Redemption (1994)
Um Sonho de Liberdade
Dirigido por Frank Darabont
Escrito por Stephen King (conto Rita Hayworth and The Shawshank Redemption) e Frank Darabont (roteiro)

Tim Robbins
Morgan Freeman
Bob Gunton
William Sadler
Clancy Brown

Indicado a 7 Oscar's - Ator (Morgan Freeman), Fotografia, Edição, Trilha Sonora, Som, Roteiro Adaptado e Filme
Indicado a 2 Golden Globes - Ator em um Filme - Drama (Morgan Freeman) e Roteiro de Filme.

Data de estréia nos Estados Unidos: 14 de outubro de 1994

The Shawshank Redemption (1994) - trailer



Fotos










4 comentários:

Cris Mitsue disse...

Um belo filme..

Augusto Fernandes Sales disse...

Adoro os diálogos entre Andy e Red. E, pensando bem, acho que esse é um dos filmes que, inconscientemente, me fez querer ser ator.

Lidia Sales disse...

Lembro-me que é um filme que me causou muita emoção, porém preciso rever.

José Antônio (Jam) disse...

Um filme antológico! Agora quero ler "Quatro Estações". Já encomendei num sebo, apesar da Suma de Letras já ter providenciado o seu lançamento na versão pocket... mas como vc já sabe, detesto pockets (rs)
Abcs!