quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Os 20 Maiores Filmes de Todos os Tempos - 5º The Lord of The Rings: The Return Of The King (2003)

 - Nós temos tempo. A cada dia, Frodo se aproxima de Mordor.
 - Nós sabemos disso?
 - O que o seu coração lhe diz?
 - Que Frodo está vivo. Sim! Está vivo!


É, de longe, o projeto mais grandioso da primeira década do Século XXI e um dos mais audaciosos da história do cinema. Somando toda a trilogia, levou sete anos para ser concluído.
Embora esse post trate somente do terceiro filme, é impossível não mencionar os dois primeiros. Primeiro, porque todos foram filmados simultaneamente e, segundo por ser um raro caso em que o que os separa não são "ganchos para possíveis sequências", mas sim algo como intervalos entre capítulos. Na verdade, é uma única história separada em três partes unicamente por ser longa demais para ser contada de uma só vez.
J.R.R. Tolkien levou cerca de 17 anos para contar toda a saga ocorrida na Terra Média - tanto que sua obra já rendeu um quarto filme que estreou há pouco, O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012), além de outros dois que estão por vir nos próximos anos - e é uma espécie de precursor do gênero Espada & Magia. Também era amigo de C.S. Lewis, autora da saga As Crônicas de Nárnia.
Muitos (ótimos) autores contemporâneos beberam da fonte das histórias de Tolkien. Por isso, nada mais justo que sua obra tivesse um tratamento de primeira quando fosse adaptado para o cinema, embora o autor já tivesse morrido 28 anos antes do lançamento do primeiro filme. Ele também faz parte dos não raros casos de escritores que só lucraram com o trabalho depois de mortos.
Coube a Peter Jackson a missão de hollywoodyzar a mais famosa saga da Terra-Média. Há quem goste (eu) e há quem não goste (um monte de gente), mas é inegável a magnitude do projeto como um todo. Prova disso é a presença do filme aqui, na quinta posição.


NÃO HÁ TRIUNFO SEM PERDA.
NÃO HÁ VITÓRIA SEM SOFRIMENTO.
NÃO HÁ LIBERDADE SEM SACRIFÍCIO.

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei mostra a resolução dos conflitos iniciados em A Sociedade do Anel e em As Duas Torres. Frodo e Sam, liderados pelo traiçoeiro Smeagol, continuam na jornada rumo à Montanha da Perdição para destruir o Um Anel e livrar a Terra-Média da ameaça de Sauron, o Senhor do Escuro. Enquanto isso, os integrantes da Sociedade do Anel chegam a Rohan e Gondor e se preparam para enfrentar os exércitos inimigos nas planícies de Pelennor, Minas Tirith e nos Portões Negros.

Um dos grandes feitos de Peter Jackson que sem dúvida refletiu no sucesso comercial do filme - assim como no sucesso na crítica - foi manter-se fiel à mitologia original, limando apenas o que era dispensável. Tanto que, Jackson torceu o nariz para alguns elementos da história de Tolkien, mas abriu mão de tirá-los do filme temendo que os fãs da obra impressa não gostassem das mudanças.

Embora não seja unanimidade - há quem diga que é uma história que poderia ser contada em menos de três filmes - é inegável que O Senhor dos Anéis se tornou um verdadeiro clássico moderno e uma das melhores adaptações de livro para filme de todos os tempos.


The Lord of The Rings: The Return of The King (2003)
O Senhor ds Anéis: O Retorno do Rei
Dirigido por Peter Jackson
Escrito por J. R. R. Tolkien (livro), Fran Walsh, Philippa Boyens e Peter Jackson (roteiro)

Elijah Wood
Viggo Mortensen
Ian McKellen
Sean Astin
Sean Bean
Orlando Bloom
Billy Boyd
Bernard Hill
Ian Holm
Liv Tyler
Christopher Lee

Vencedor de 11 Oscars: Direção de Arte, Figurino, Edição, Maquiagem, Trilha Sonora, Canção Original ("Into The West"), Mixagem de Som, Efeitos Visuais, Roteiro Adaptado, Diretor e Filme.
Vencedor de 4 Golden Globes: Canção Original ("Into The West"), Trilha Sonora, Diretor-Filme e Filme-Drama.
Vencedor de 4 BAFTA's: Efeitos Visuais, Fotografia, Roteiro Adaptado e Filme
Indicado a outros  8 BAFTA's: Música, Figurino, Edição, Maquiagem, Ator Coadjuvante (Ian McKellen), Design de Produção, Som e Direção.

Data de estréia no Brasil: 25 de dezembro de 2003


The Lord of the Rings: The Return of The King (2003) - trailer





Fotos






Nenhum comentário: