quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Os 20 maiores Filmes de Todos os Tempos - 4º The Avengers (2012)

 - Stark, nós precisamos de um plano de ataque.
 - Eu tenho um plano: ataque!

Desde 1978, com o lançamento do clássico Superman - O Filme, esse era o sonho de todo nerd que se desse o respeito. Muita coisa de qualidade duvidosa (entenda como ruim de doer) foi lançada no período, até que, em 2000, o primeiro X-Men foi lançado e iniciou a Era dos Super-Heróis no cinema. Homem-Aranha, Batman, Quarteto Fantástico, Superman... alguns deles muito bons, dignos dos personagens que os protagonizavam, mas ainda faltava algo. O filme que representasse uma das mega-sagas tão presentes nas HQ's de heróis desde Crise Nas Infinitas Terras, da DC Comics, na década de 80.
É claro, não seria tão "simples" quanto fazer um filme solo de heróis e eles sabiam disso. Não seria viável fazer um crossover com duas horas e meia de duração tendo que contar a origem de cinco ou seis heróis e ainda fazer uma história coesa que juntasse todos eles com um objetivo em comum. A saída simples-mas-genial usada pela Marvel foi interligar seus principais filmes do gênero a partir de Homem de Ferro (2008) e O Incrível Hulk (2008) com curtas cenas pós-créditos em seus filmes, daquelas que fazem os fãs das histórias em quadrinhos ficarem até o final nas salas de cinema. Nick Fury, agente da S.H.I.E.L.D. e o Agente Coulson, introduzido no filme do Homem de Ferro foram os personagens-chave que começaram a fazer os olhos dos nerds brilharem durante cerca de quatro anos.

SUPER-HERÓIS? EM NOVA YORK? DÁ UM TEMPO!

O desafio que Homem de Ferro, Hulk, Capitão América, Thor, Viúva Negra, Gavião Arqueiro de Nick Fury teriam que enfrentar não era nada mais do que mais uma das desgastadas tentativas de invasão à Terra por uma raça de conquistadores alienígenas, mas é óbvio que qualquer coisa menor do que isso seria fichinha para Os Maiores Heróis da Terra. Como principal nêmesis do grupo, coube a Loki, irmão de Thor que já havia lhe dado trabalho em seu filme solo, liderar a invasão.
Em um filme dessa envergadura, era óbvio que um roteiro refinado demais, cerebral demais, só tornaria o filme decepcionante. Cá pra nós, quem vai ao cinema para ver um sujeito em uma armadura de ferro, um grandalhão esverdeado que só pensa em ESMAGAR, o Deus do Trovão e um super soldado, não vai com a intenção de ver uma partida de xadrez, e sim, explosões, cenas de ação e, é claro, muita porrada em supervilão! Salvo exceções - como o primeiro colocado nesta lista de filmes - essa é a essência de toda história de super-heróis.

Joss Whedon, não só mantém essa essência, como recheia Os Vingadores com clichês (bons clichês, diga-se de passagem) e dá destaque ao carisma de Tony Stark e à divertida dificuldade que seres tão peculiares certamente teriam em adaptar-se uns aos outros. Um dos clichês que citei é exatamente esse: em toda boa história que envolva um crossover entre super-heróis, eles têm que, ao menos brevemente, sair na porrada antes de se aliarem. No filme, essa cena envolve Thor, Capitão América e o Homem de Ferro e é uma das melhores e mais divertidas do longa.

Os Vingadores foi um dos filmes mais esperados do ano e é detentor atualmente de 28 (!!!) recordes de bilheteria (207 milhões de dólares em seu fim-de-semana de estréia, o que mais rápido chegou aos 500 milhões de dólares - 23 dias - etc...).


The Avengers (2012)
Os Vingadores
Dirigido por Joss Whedon
Escrito por Zak Penn (história), Joss Whedon (história e roteiro), Stan Lee (quadrinhos), Jack Kirby (quadrinhos e personagem Capitão América) e Joe Simon (personagem Capitão América)

Robert Downey Jr.
Chris Evans
Mark Ruffalo
Chris Hemsworth
Jeremy Renner
Tom Hiddleston
Clark Gregg
Cobie Smulders
Stellan Skarsgård
Samuel L. Jackson
Gwyneth Paltrow

Data de estréia no Brasil: 27 de abril de 2012


The Avengers (2012) - trailer 1



Fotos











Nenhum comentário: