segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Os 20 Maiores Filmes de Todos os Tempos - 9º Iron Man (2008)

 - Sim, OK... a verdade é que... eu sou o Homem de Ferro!



Embora as Histórias em Quadrinhos existam há mais de cem anos, faz pouco mais de uma década que a indústria do cinema resolveu levá-las a sério. Desde a criação da sétima arte, poucas produções do gênero são dignas de nota até o ano 2000. Destas, destacam-se os clássicos Superman - O Filme (1978), Superman II, Batman (1989) e Batman - O Retorno (1992), embora muitos fãs mais fervorosos torçam o nariz para os dois últimos.
Foi a partir de 2000 que começou a provar-se que os heróis-de-cuecas-por-cima-das-calças tinham potencial para gerar ótimas bilheterias e diversão, com o primeiro X-Men (2000). Daí, os lançamentos desse tipo de produção alternaram-se entre bons filmes - como a trilogia do Homem-Aranha dirigida por Sam Raimi - e algumas porcarias - Demolidor, Elektra e por aí vai. O primeiro filme realmente bom dessa safra foi o que marcou o início da Trilogia do Cavaleiro das Trevas, Batman Begins (2005), dirigido pelo então emergente diretor Christopher Nolan.
Ainda levaria um tempinho até a Marvel acertar a mão. Com Homem de Ferro (2008), ao mesmo tempo em que caprichou ao contar a origem de um super-herói menos conhecido do público em geral, também deu o pontapé inicial para seu projeto mais grandioso: Os Vingadores (2012).
Segundo as palavras do próprio diretor Jon Favreau, Iron Man é como um Superman - O Filme dirigido por Robert Altman, com traços de um livro de Tom Clancy, James Bond, Robocop e Batman Begins.



HEROES AREN'T BORN. THEY'RE BUILT


Tony Stark é um empresário bem sucedido, dono de uma fábrica de armamentos. Não liga muito pelo fato de que seus produtos são responsáveis pelas mortes de muitas pessoas, desde que ganhe dinheiro por isso. Além do mais, algo que lhe cai como uma luva é o status de playboy milionário: carros, mulheres e festas são apenas parte de seu cotidiano.
A vida de Stark dá uma virada quando, após a apresentação de uma moderna arma de destruição em massa, ele é sequestrado por terroristas no Afeganistão. Em cativeiro, é obrigado a projetar armas para o inimigo mas, com a ajuda de um companheiro de cela, constrói uma armadura para si mesmo e consegue fugir. De volta aos Estados Unidos e depois de processar todo o trauma, Stark decide usar seu poder e inteligência para tentar reparar parte do mal que causou e cria para si uma armadura mais moderna.

Dois fatores fazem de Iron Man um filme um pouco acima da média de outros do mesmo subgênero: primeiro, o carisma de Tony Stark, que foi multiplicado à enésima potência no recente Os Vingadores. Segundo, o cuidado de Jon Favreau em não inventar demais, não modificar demais a essência do personagem, mesmo sendo um herói do segundo escalão em popularidade nos quadrinhos - status que mudou após o lançamento do filme.
Embora não tenha um roteiro brilhante, Homem de Ferro é um bom filme de ação e que plantou as sementes para o projeto mais grandioso envolvendo heróis dos quadrinhos nas telonas quatro anos depois.


Iron Man (2008)
Homem de Ferro
Dirigido por Jon Favreau
Escrito por Mark Fergus, Hawk Ostby, Art Marcum e Mett Holloway (roteiro); Stan Lee, Don Heck, Larry Lieber e Jack Kirby (personagens)

Robert Downey Jr.
Terrence Howard
Jeff Bridges
Gwyneth Paltrow

Indicado a 2 Oscars: Edição de Som e Efeitos Visuais
Indicado ao BAFTA de Efeitos Visuais

Data de Estréia no Brasil: 30 de abril de 2008


Iron Man (2008) - trailer




Fotos








2 comentários:

Cris Mitsue disse...

"heróis-de-cuecas-por-cima-das-calças" isso sim é estilo.

Ficou muito bom :]] Mas (acredite se quiser) eu ainda não vi. Nem os Vingadores. A lista dos que faltam pra ver está crescendo..

Mas pelo que tu disse e pelo que a maioria diz, dá vontade de ver.

Augusto Fernandes Sales disse...

São bons filmes. E a trilha sonora de Homem de ferro também é interessante - como dá pra ver no trailer.