quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Os 20 Maiores Filmes de Todos os Tempos - 6º Braveheart (1995)

 - Você está pronto pra uma guerra?

A presença de Coração Valente nesta lista faz muito sentido. A grosso modo (mesmo!), é quase uma mescla de A Lista de Schindler (pois retrata os atos heróicos de um personagem do mundo real) com Gladiador (pela grandeza, ambientação e atmosfera). Embora William Wallace, protagonista de Braveheart, realmente tenha existido, muito da história original foi modificado para dar mais dramaticidade ao filme. Não que os atos do herói que libertou os escoceses não tenham sido grandiosos, mas de fato existem poucos registros sobre tudo o que aconteceu na época. E, se pararmos para pensar, as supostas mudanças fizeram muito bem ao filme.
O roteirista Randall Wallace estava visitando a Escócia em 1983, quando passou pela estátua do maior herói do país, do lado de fora do Castelo de Edimburgo. Intrigado pelas histórias que ouviu sobre o personagem, Wallace (o americano) resolveu pesquisar mais a fundo a história. Daí surgiu o roteiro que viraria filme doze anos depois.


HE WHO FOUGHT, FOUGHT FOR FREEDOM

William Wallace viveu no século XIV, época em que a Escócia era governada pela Inglaterra. Era o tempo em que - conforme aprendemos na escola - o senhor feudal tinha o direito de passar a noite de núpcias com a esposa de cada servo que se casasse. E é exatamente essa "lei" que desencadeia os acontecimentos que levariam à revolução liderada pelo personagem.
Wallace, que quando criança perdera o pai e um irmão na batalha pela libertação escocesa, casa-se em segredo. Contudo, sua esposa é atacada por um soldado inglês e morta depois que William reage. Wallace decide entrar de vez na batalha pela liberdade de seu país e se torna um herói que inspira outros a entrar no conflito.

Coração Valente é um pouco similar a Gladiador, outro épico presente nesta lista. Ambos os filmes falam de heróis e injustiças, além, é claro, do doce sabor da vingança.



Braveheart (1995)
Coração Valente
Dirigido por Mel Gibson
Escrito por Randall Wallace

Mel Gibson
Sophie Marceau
Patrick McGoohan

Vencedor de 5 Oscars: Fotografia, Edição de Som, Maquiagem, Diretor e Filme.
Indicado a outros 5 Oscars: Figurino, Edição, Trilha Sonora, Som e Roteiro Original.
Vencedor de 3 BAFTA's: Fotografia, Figurino e Som.
Indicado a outros 4 BAFTA's: Música, Maquiagem, Design de Produção e Direção.

Data de estréia nos Estads Unidos: 24 de maio de 1995

Braveheart (1995) - trailer




Fotos






Um comentário:

Lidia Sales disse...

Agora comentarei imitando um crítico profissional, "Mel Gibson em sua melhor performance".