quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Os 20 Maiores Filmes de Todos os Tempos - 11º The Pursuit of Happyness (2006)

 - Ei! Nunca mais deixe que alguém diga que você não consegue fazer uma coisa. Nem mesmo eu. Tá bom?
 - Tá bom.
 - Você tem um sonho... e precisa protegê-lo! As pessoas não conseguem vencer e dizem que você também não consegue. Se quer alguma coisa, corra atrás! Ponto!


Uma das mais gratas surpresas na lista dos 20 Maiores Filmes de Todos os Tempos é a presença de À Procura da Felicidade (2006) na 11ª posição. Diferente da grande maioria dos títulos presentes aqui, não é um blockbuster com orçamento nas centenas de milhões de dólares e nem tem um roteiro mirabolante. Sequer tem uma única cena com caros efeitos especiais ou tiros. Já afirmei mais de uma vez neste blog que, muitas vezes, as coisas mais simples são as melhores.
Entretanto, a simplicidade não é o maior trunfo deste longa-metragem dirigido por um italiano não muito famoso. O que realmente fez com que The Pursuit of Happyness estivesse nesta lista são duas coisas: a belíssima história real de Chris Gardner e a atuação impecável de Will Smith. Para quem desconfia da capacidade do ator em fazer um papel sério, este filme acaba com qualquer dúvida. Seu trabalho em uma das últimas cenas do filme é uma das coisas mais belas da história do cinema.


"VOCÊ É UM BOM PAI"

Narrado em primeira pessoa, À Procura da Felicidade narra a história real de um pai de família que se vê em sérios problemas financeiros depois de se tornar um vendedor de scanners de densidade óssea no início da década de oitenta. O investimento de Gardner no aparelho se prova ser uma péssima idéia, já que a maioria das clínicas e hospitais o considera "caro demais" e um "luxo desnecessário". Com os aparelhos entulhados em casa, Gardner precisa vender ao menos dois deles por mês para pagar o aluguel e impostos. Embora conte com a felicidade quase incondicional do filho, Gardner é abandonado pela mulher, que se justifica como não sendo feliz. Com a missão de criar um filho e se vendo cada vez mais sem dinheiro, Gardner decide arriscar e tenta se tornar corretor. Sem ter como pagar o aluguel, fica sem ter onde morar, mas isso não o impede de continuar lutando para sobreviver.

Para sobreviver.

A síntese de tudo isso está em uma frase que Gardner diz quando consegue efetuar a venda de uma das máquinas: "250 dólares. Mais quatro semanas de oxigênio."

Belíssimo filme.


The Pursuit of Happyness (2006)
À Procura da Felicidade
Dirigido por Gabriele Mucino
Escrito por Steve Conrad

Will Smith
Jaden Smith
Thandie Newton
Brian Howe

Indicado ao Oscar de Melhor Ator (Will Smith)
Indicado a 2 Golden Globes: melhor canção Original (A Father's Way) e melhor ator em filme-drama (Will Smith)

Data de Estréia no Brasil: 02 de fevereiro de 2007.


The Pursuit of Happyness (2006) - trailer




Fotos











Um comentário:

Lidia Sales disse...

Gostaria de ter votado nesse filme, mas é meio impossível lembrar de tudo, além do limite de títulos para a votação.É esplendoroso, emocionante, terno. Enfim, primoroso trabalho desse will Smith e do seu filho.