quinta-feira, 21 de abril de 2011

O maior caçador do cinema

Um dos meus gêneros de filmes preferidos sem dúvida é a ficção científica. Isso prova que meu lado nerd é muito maior que meu lado artístico, mas falo disso em um próximo post.
Esse meu gosto se deve ao fato de que curto "viajar" quando vejo um filme, leio um livro ou uma HQ... até mesmo quando jogo algum game de PC. Gosto de usar essas coisas como uma área de escape da nem sempre agradável realidade. Imagino que seja mais saudável do que tomar um porre ou usar drogas, por exemplo.

Assisti O Predador pela primeira vez com uns dez anos de idade. Se eu não me engano, foi num domingo à noite, na sessão Domingo Maior, da Globo. Naquela época, eu já gostava de aproveitar minhas folgas da escola ao máximo e, imagino eu, usava aqueles filmes de tarde da noite para tentar prolongar o final de semana.

O caso é que eu ADORO O Predador. Pode ser nerd, pode não ter profundidade artística, mas é divertido pra c@r@%*!
Pra quem não conhece nada do filme, ao ver a capa do DVD fica a impressão de que o "predador" do título é o personagem de Schwarzenegger. Errado. Ele é o herói do filme sim, mas além de não ser o personagem-título, sequer participa das sequências da série.
Arnold Schwarzengger interpreta Dutch, o líder de um pelotão de resgate da CIA com a missão de salvar alguns combatentes americanos reféns de guerrilheiros nas selvas da Guatemala. Além dos soldados, há a informação de que um senador também estaria nas mãos do inimigo.
De fato, os primeiros minutos do filme dão a impressão de que não passa de um história de guerra comum. Seria um roteiro mais ou menos como o de Rambo II. Os amiguinhos soldados em perigo nas mãos dos malfeitores e o grupo de resgate para salvá-los.

Entretanto, um terceiro elemento entra em cena. Durante as buscas, o grupo de salvamento encontra cadáveres mutilados na floresta. Estranham a forma como estão os corpos e sabem que dificilmente os guerrilheiros se dariam ao trabalho de fazer aquilo depois da morte do inimigo. Billy, um dos soldados, tem sangue indígena e mesmo tendo facilidade de rastreamento, não encontra qualquer vestígio.

O que torna a história diferente das demais é a criatura responsável pelas mortes. Algo capaz de se camuflar entre as folhagens. Diferente da maioria dos monstros do cinema, as motivações desse são bem mais simples: ele caça por esporte e, quanto mais difícil a caçada, mais "divertido" fica.
É interessante ver o quase-sempre durão Schwarzenegger fugindo de alguma coisa mais forte, pra variar. Além dele, o elenco também conta com Carl Weathers, o Apollo da saga do Rocky Balboa. A trilha sonora de Alan Silvestri também ficou famosa, tendo sua música-tema usada no independente Batman: Dead End (2003), no qual o Predador enfrenta o Homem-Morcego.

Não sei exatamente do sucesso do filme na época (1987), mas o alienígena caçador ganhou uma sequência no começo da década de noventa, dois filmes com um certo outro monstro famoso da Fox e um terceiro filme, em 2010. Aliás, foi justamente por ter visto esse terceiro filme que decidi fazer esse post. Não queria comentar nenhuma sequência sem antes falar do original, que por sinal, ainda é o melhor de todos.
O Predador é um filme sem grandes pretensões e é ótimo pela originalidade.

O Predador (1987)- Trailer
video

5 comentários:

aocoringa disse...

um dos melhores filmes q ja assisti se vc tiver,ou for comprar (eu to ligado q vc compra) me empresta pra copiar porq eu nao consigo achar em lugar nenhum.

Augusto Fernandes Sales disse...

Eu já tenho o DVD faz tempo. Se soubesse que você gostava, já teria te feito uma cópia. Devo ter assistido umas cem vezes, hoje mesmo vi de novo...

aocoringa disse...

ai leva o filme pro trampo pra me emprestar,ou vc vai regular???prefiro ter um filho veado doq um q regula o filme pro camarada em.

Anna Soares disse...

é um filme que eu também adoro. Vi no domingo maior com o meu pai e meus irmaos e era sempre uma farra. Gosto desses filmes dos anos 80. Mas o predador mora no meu coração pq só em filme que ele abre mão de todo o arsenal bélico pra ir atras de um monstro no mano a mano.
totalmente me ganha.

Augusto Fernandes Sales disse...

Fora o fato de que dificilmente irão criar uma criaura com uma cara tão feia ("You're one... ugly motherfuckeeeeer"). Só o Alien rivaliza com o Predador em feiúra.